carlos/ fevereiro 17, 2018/ Alimentação/ 0 comments

Você tem dificuldades de se manter no peso ideal?

Emagrecer para muitas pessoas é uma tarefa bastante desafiadora. Para outras, é até mais que isso: um pesadelo. Pois, após algum tempo de dietas acaba ganhando novamente o peso perdido ficando no conhecido efeito sanfona.

As pessoas que sofrem desse efeito, geralmente sentem-se frustradas e desanimadas. Nessas várias tentativas sem sucesso para emagrecer, muitas acabam desistindo de vez, acreditando que nunca conseguirá chegar no peso ideal.

Se você faz parte dessas pessoas ou conhece alguém passa por isso, saiba que é possível sair desse ciclo. Para isso, bastam algumas atitudes simples que, após implementadas, irão fazer você perder peso de forma eficiente e consistente.

O bom é que essas dicas poderão ser colocadas ainda hoje, então vamos nessa.

1. Mude Sua Mentalidade Para Perder Peso

Figura de homem tocando na imagem de um cérebro representando a mudança de mentalidade

Fonte Imagem: Pixabay

Esse é o primeiro (e fundamental) passo. Sem esse aqui, será muito difícil conseguir perder gordura e manter o peso mais adiante. É o ponto principal, do qual muitas pessoas fracassam nesse objetivo e não sabem o porquê.

Primeiramente será necessário mudar a forma de pensar. O que você pensa quando escuta a palavra “dieta”?

Se sentir aquela sensação negativa, do qual, irá “passar fome” ou “ter obrigação” de comer “alimentos sem gosto” ou fazer “sacrifício”… bem, sinto muito, mas você já começou tudo errado.

Vamos lá:

Com esses pensamentos, você está internalizando que está fazendo algo “ruim”, “difícil” ou “sofrido”. Nesse caso, seu cérebro irá procurar fazer você querer algo que seja bom ou prazeroso e como você está se privando de comida, o primeiro pensamento que aparece sobre prazer é COMIDA.

Outro motivo errado é focar num objetivo a curto prazo. A pessoa imagina que após esse período de “sofrimento”, poderá comer tudo como antes. O erro está porque justamente o peso voltará a ser como era antes.

Diante disso, você precisa planejar e “internalizar” o seu objetivo e as recompensas obtidas quando alcançá-lo. Para isso, faça algumas coisas para facilitar esse processo:

1) Pense a Longo Prazo : Ao invés de escolher uma dieta “da moda”, busque adotar uma alimentação equilibrada e saudável.

As dietas que prometem perca de peso de forma brusca, além de causar o efeito sanfona, como já falamos acima, pode colocar sua saúde em risco, devido à falta de nutrientes ou mudança do metabolismo repentino. Reeducação alimentar, no entanto, fará você perder peso com saúde e de forma constante até chegar ao peso que você quer.

2) Não foque nas dificuldades, mas sim, nos resultados: Neste ponto, é importante escrever todas as vantagens que você terá quando alcançar esse objetivo e ficar lendo de vez em quando (todo dia) para perceber e internalizar na sua mente que os resultados serão mais importantes que aquela vontade de comer fora de hora.

3) Mude seus hábitos: É necessário mudar alguns hábitos para facilitar esse processo de adaptação. Não compre os alimentos que deseja evitar e se comprar para outra pessoa, deixe fora do seu campo de visão para não facilitar à tentação. Outros hábitos poderão ser alterados se você percebe que está querendo cair em tentação.

4) Pode não ser muito fácil mudar a mentalidade no início, mas é algo essencial: O importante é planejar e começar.
Se falhar, verifique porque falhou, corrija essa falha e comece de novo (se começar de novo sem corrigir a falha, provavelmente irá cair de novo) então, atente-se. O início geralmente é mais difícil, mas, conforme você se acostuma ficará muito mais fácil.

2. Mantenha-se Responsável

Mulher segurando verduras muito feliz

Fonte Imagem: Flickr

Controlar seus hábitos alimentares e fazer exercícios regularmente pode ser estranho no início por conta do hábito. No entanto, você deve se responsabilizar.

Encontre um amigo ou membro da família que o ajude nesse processo de perda de peso. Uma dica é que você deve reportar seu progresso todas as semanas a alguém, por exemplo. Anotar numa planilha a evolução também ajuda.

Você também pode encontrar comunidades online onde você pode publicar seu progresso. Desta forma, você se motivará e ficará mais fácil perceber o progresso e mantê-lo até chegar ao objetivo.

Acredite no seu potencial, motive-se frequentemente e busque inspiração! Ajude outras pessoas que estão no mesmo processo. Tudo isso tornará muito mais fácil.

3. Mantenha Seu Corpo em Movimento

Mulher correndo fazendo exercícios físicos ao lado de um lago

Fonte Imagem: Pixabay

Manter uma rotina de exercícios é uma chave para perder peso.

Para manter uma perda de peso, você deve exercer pelo menos 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana.

Fazer caminhadas, exercícios aeróbicos ou danças são os mais recomendados. Além disso, você deve fazer treinamento de força duas vezes por semana.

Muitos estudos mostram que as pessoas que se exercitam regularmente e mantêm seu corpo em movimento podem facilmente perder gordura e manter-se no peso considerado ideal.

Portanto, é muito importante manter seu corpo em movimento, mesmo quando você consegue atingir seu objetivo.

Apenas faça algo que irá manter seu corpo em movimento!

Para saber mais sobre esse assunto, você pode conferir esse artigo sobre a importância da atividade física para a saúde, bem como os exercícios mais completos e eficientes, que contribuem para obter melhores resultados.

Neste outro artigo, você saberá o que comer antes e depois do treino.

4. Coma Refeições Regulares

Prato de alimentos saudáveis

Fonte Imagem: Pixabay

Você pode pensar que ignorar o café da manhã é uma ótima ideia quando você está tentando diminuir a ingestão de calorias. No entanto, foi demonstrado que você não deve ignorar o café da manhã!

Comer refeições regulares irá aumentar o seu metabolismo e evitar o excesso de comida no final do dia.

Além disso, o lanche da tarde e após o jantar são os horários mais críticos. Na grande maioria das vezes, eles são os responsáveis das pessoas recuperarem o peso.

Então, certifique-se de ter refeições menores 4-5 vezes por dia. Planejamento de refeições é uma ótima maneira de comer refeições regulares!

Você também poderá escolher alimentos que aceleram o metabolismo e aumenta a queima de gordura corporal, como falamos nesse artigo.

Saiba mais como escolher uma alimentação mais saudável e também sobre o benefício das frutas para a saúde nestes artigos, dos quais foram explicados com mais detalhes.

5. Não Desista

Mulher preocupada em cima da balança

Fonte Imagem: Pixabay

Não se sinta mal se ganhar o peso que perdeu!

Existem muitos fatores que podem tornar seus exercícios e hábitos saudáveis bastante difíceis. Mas, não se desanime!

Apenas fique motivado e siga em frente! Para se manter motivado, você deve constantemente se desafiar.

Se você não esteve na academia em uma semana, certifique-se de encontrar algum tempo e começar de novo!

Mesmo se você não aguentar e comer uma refeição mais “pesada”, não se culpe! Basta esquecer sobre isso e continuar com seus hábitos alimentares saudáveis!

6. Monitore Seus Hábitos

Balança, tênis, bola de academia e halteres

Fonte Imagem: Pixabay

Isso inclui comer, pesar e exercitar. Você deve pesar-se regularmente.

Analise e compare os resultados atuais com os anteriores e veja o que precisa mudar/melhorar.

Há momentos em que você precisa ser mais cauteloso sobre manter-se motivado quando se trata de comer e se exercitar.

Se você tiver uma semana ocupada no trabalho, isso pode significar que você vai comer mais, o que pode resultar em recuperar o peso que você perdeu.

Portanto, é muito importante preparar refeições saudáveis de antemão ou acertar a academia mais!

Saiba mais sobre melhorar seus hábitos para ter uma vida saudável.

Finalizando,

Uma régua medindo o tamanho e espessura do sanduíche

Fonte Imagem: Pixabay

Depois de alguns meses de alcançar seus objetivos, algumas pessoas podem recuperar o peso que perderam. Se isso acontecer com você, não se sinta mal! Isso pode acontecer a todos!

Depois de perder o peso, você deve continuar seguindo os hábitos saudáveis e os resultados serão constantes.

Por fim, acredite nisso: a sua força interior para conseguir esse objetivo é maior que esse desafio. Acredite que você é capaz que você se torna capaz.

Referências:

[1] – http://www.healthandhealthyliving.com/5-ways-lose-weight-not-gain-back/

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