carlos/ novembro 23, 2017/ Bem-estar/ 0 comments

Preocupações? Nervosismo? Incertezas?

Devido à correria do dia-a-dia, o sentimento de urgência e auto cobrança são muito frequentes em nossas vidas e várias vezes estamos nos classificando como pessoas ansiosas e sofrendo como tal.

Felizmente, existem formas naturais, sem prescrição, de lidar com esse problema cada vez mais comum e minimizar os sentimentos por ela provocados.

Essas atividades variam de técnicas de relaxamento ao exercício aumentado, e cada uma pode ser facilmente adaptada ao seu estilo de vida.

Como Lidar Com a Ansiedade

Antes de tudo, precisamos entender que a ansiedade não é uma doença e tem o seu lado positivo.

Lado positivo?

Exatamente. O sintoma de ansiedade geralmente aparece quando estamos desconfortáveis com alguma situação (como falar em público ou diante de uma entrevista) e indica que precisamos ficarmos atentos à situação.

O problema é quando esse sentimento se torna frequente e surge até mesmo em situações normais do dia-a-dia, afetando diretamente a qualidade de vida da pessoa. Nesse caso, é considerado um distúrbio da ansiedade e nesse caso, precisa de atenção e tratamento.

Neste outro artigo abordamos mais a fundo sobre este assunto e como identificar esses distúrbios, portanto, a leitura deste outro artigo é também recomendado para uma melhor compreensão.

Porém, mesmo sendo algo normal, você pode conseguir enfrentar muito bem os níveis de estresse e a ansiedade diária através destes nove métodos naturais, como veremos abaixo:

1. Atenção com o Consumo de Cafeína, Açúcar e Álcool.

Uma mão servindo café numa xícara numa mesa

Fonte Imagem: Unsplash

Alguns componentes presentes nos alimentos podem desencadear a ansiedade.

A cafeína, por exemplo, pode estimular ainda mais os sintomas de transtornos de pânico e ansiedade, assim como também afeta seriamente a capacidade da pessoa de ter uma boa qualidade de sono.

O açúcar e o álcool também podem causar efeitos semelhantes, o que exige que a pessoa fique atenta à quantidade e horários de ingestão para controlar os níveis de ansiedade.

Ao limitar o consumo de cafeína, açúcar e álcool, o humor permanecerá mais estável e menos propenso à crises de ansiedade.

2. Beba Chás Calmantes e Ervas.

Mulher tomando chá sentada e tranquila

Fonte Imagem: Unsplash

Assim como você pode reduzir o consumo de alimentos energéticos para diminuir o nível de ansiedade, (como vimos acima), você pode escolher outros que tem efeito tranquilizador.

De fato, alguns tipos de chá geralmente são recomendados para o relaxamento e podem ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e promover a calma.

Apenas tenha certeza de escolher chás que não tenham cafeína e substitua o mel pelo açúcar pela doçura natural.

3. Programe o Tempo de Relaxamento.

Pés de homem relaxado deitado numa rede com um cão do lado

Fonte Imagem: Unsplash

Reserve um tempo todos os dias para você, programe-se para fazer algo que goste ou que relaxe, como meditação, leitura ou assistir um filme ou episódio de uma série favorita.

Estudos demonstraram que a meditação pode realmente mudar as partes do seu cérebro que regulam a memória, o senso de si, a empatia e o estresse.

Se você tomar o tempo para praticar técnicas de relaxamento, você ficará menos estressado e terá uma maior sensação de bem-estar.

4. Exercite-se

Mulher suada praticando atividades físicas

Fonte Imagem: Unsplash

O exercício é talvez uma das maneiras mais imediatas de reduzir o estresse.

Não só irá melhorar a sua saúde física, mas tem efeito imediato sobre seu humor.

Exercitar-se também pode ter aplicações preventivas, resultando em menos depressão ou transtornos de ansiedade ao longo do tempo.

Comece com uma caminhada de 10 minutos todos os dias e comece a colher os benefícios para a saúde imediatamente.

5. Ouça sua Música Favorita

Garoto ouvindo música relaxado

Fonte Imagem: Unsplash

Reserve  um tempo para realmente ouvir sua música favorita (em vez de simplesmente tê-la como ruído de fundo).

A música produz sensações positivas ao cérebro que podem ajudar seus níveis de ansiedade também.

6. Respire Fundo

Mulher respirando tranquilamente

Fonte Imagem: Unsplash

Um sintoma comum de ansiedade é a sensação de aperto no tórax ou nas vias respiratórias.

Ao praticar exercícios de respiração profunda ou yoga (que incorpora práticas respiratórias), você pode reduzir o estresse e equilibrar seu sistema nervoso.

7. Expresse Gratidão

Mulher sorrindo com buquê de flores na mão

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As relações interpessoais podem ser uma fonte comum de ansiedade para muitas pessoas e, ao expressar sua gratidão para com aqueles que o rodeiam, você pode melhorar seus relacionamentos e reduzir o estresse que eles causam em sua vida.

Além disso, ao se concentrar nas coisas da sua vida que você agradece, você pode limitar seu risco de desenvolver pensamentos negativos, depressão ou ansiedade.

8. Faça Sexo

Silhueta de casal de jovens se beijando

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O prazer físico reduz o estresse, desencadeando os centros de recompensa do cérebro, e é por isso que existe um “sistema de recompensa”.

É aqui que entra o sexo. Este redutor de estresse sem culpa é bom para você (e seu parceiro) e pode manter seus níveis de ansiedade no mínimo.

 9. Pratique o Autoconhecimento

Homem calmo sentado numa pedra, com o oceano ao fundo

Fonte Imagem: Unsplash

Essa prática envolve você está consciente de seus pensamentos e sentimentos em todos os momentos.

Ao se concentrar no seu bem-estar interno, você será mais capaz de regular a ansiedade e determinar como evitar estímulos estressantes.

Na verdade, essa prática ajuda a baixar os níveis do hormônio cortisol, responsável pelo aumento da pressão arterial em reação natural do corpo em situações de estresse.

Para Finalizar:

Em geral, ao usar essas dicas, você pode ajudar a reduzir naturalmente a ansiedade diária sem recorrer a medicamentos.

Ao aumentar sua atividade física, monitorando sua ingestão de alimentos nocivos e fazendo as coisas que você ama, você pode levar uma vida mais livre de estresse.

Antes de tudo, entenda que a ansiedade em si é algo normal em situações específicas. Mas quando começar a comprometer e impactar diretamente o seu cotidiano, pode ser considerado um distúrbio de ansiedade e nesse caso precisa da ajuda e orientação de um profissional para solução conforme o caso.

Se tiver algum amigo do qual precisa saber mais sobre ansiedade, recomende esse artigo para ajudá-lo.

E sua ansiedade está sob controle? Como você lida com ela no dia-a-dia? Utilize nossa área de comentários para contar sua experiência.

PS: Ressaltando que este artigo é de caráter informativo e o assunto é tratado de maneira geral. Em casos específicos, a orientação profissional e especializada é recomendada.

Referências:

[1] https://www.mindbodygreen.com/0-22968/9-easy-ways-to-deal-with-everyday-anxiety-a-doctor-explains.html

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