carlos/ novembro 20, 2017/ Alimentação/ 0 comments

Você está no peso ideal?

Cortar calorias é a melhor maneira de perder peso, certo? Não tão rápido.

De acordo com pesquisas mais atuais o consumo de certos tipos de alimentos pode melhorar o metabolismo, reduzir o apetite e ainda ajudar a perder mais gordura. Isso quer dizer que você não está sozinho na briga com a balança, seja tanto para diminuir ou seja para aumentar seu peso.

Apesar da sua ação ter maior influência genética, é possível fazer uma contribuição para o metabolismo através de outros fatores, como por exemplo, escolhendo uma alimentação voltada à aumentar a taxa metabólica e assim, diminuir o acúmulo de gordura.

Isso acontece porque alguns alimentos dão “mais trabalho” para o corpo durante a digestão e por isso, queimam mais calorias, mas vamos entender melhor sobre isso nas linhas abaixo.

O que é Metabolismo?

Silhueta de homem correndo colorido representando o metabolismo

Fonte Imagem: Designed by Freepik

 

O termo metabolismo é derivado do Grego (metábole), que significa mudança.

Podemos dizer que essas mudanças são reações físicas e químicas que acontecem em nosso corpo para transformar os alimentos em energia.

Por conta disso, o metabolismo desempenha um papel importante na manutenção de outras funções importantes, como o equilíbrio hormonal, a reparação das células, a respiração e a circulação sanguínea.

O metabolismo celular normalmente é dividido em dois tipos, dependendo da reação metabólica:

O catabolismo envolve as reações de liberação de energia e desconstrução das moléculas. Queima de gordura e quebra de glicose são exemplos. Os hormônios que são utilizados pelo corpo neste processo são:

  • Adrenalina – aumento da frequência cardíaca, para situações de perigo;
  • Cortisol – aumento da pressão arterial, para situações de estresse.
  • Glucagon – aumento da glicemia (nível de glicose no sangue) fazendo oposição à insulina.

O anabolismo, por sua vez, são as ações de construção das moléculas e armazenamento de energia. É a fase da síntese do metabolismo, onde as moléculas são “construídas” de “partes” menores e por isso há um consumo maior de energia.  Os hormônios atuantes são:

  • Insulina –  controle de glicose;
  • GH – hormônio do crescimento;
  • Testosterona – hormônio masculino;
  • Estrógeno – hormônio feminino.
Mulher medindo o seu abdômen com fita métrica

Fonte Imagem: Pixabay

Na prática, quer dizer que quem tem o metabolismo rápido é mais difícil do organismo acumular gordura, pois ele consegue transformar as calorias ingeridas em energia no período entre as refeições.

Um metabolismo lento, em contrapartida, é quando o organismo demora mais tempo para processar as calorias e geralmente a pessoa têm tendência a engordar. Além disso, a pessoa pode ter outros problemas como inchaço nas articulações, pele seca, fadiga e aumento de colesterol.

Essa “velocidade” de gastar as calorias é determinada geneticamente, mas alguns fatores podem influenciar bastante no processo. São os seguintes:

  • Gênero – devido à quantidade maior de massa muscular, os homens geralmente têm metabolismo mais rápido.
  • Idade – enquanto que na infância, devido ao crescimento, é necessário mais energia, as reações são mais rápidas, mas na medida que envelhecemos, o nosso corpo tende a perder músculo e a taxa metabólica cai.
  • Altura – pessoas com mais altura tem essas reações mais rápidas.
  • Hábitos alimentares diários – alguns alimentos, como veremos abaixo, pode acelerar o metabolismo.

Alimentos que Aceleram o Metabolismo

A alimentação é o passo muito importante para um corpo e mente saudáveis e aumento da qualidade de vida, do qual falamos neste artigo sobre como ter uma vida saudável e neste outro sobre os alimentos importantes que trazem benefícios à saúde.

Como você pode ver a seguir, é possível dar um impulso natural ao metabolismo.  Aqui temos 14 alimentos ideais que irão ajudá-lo a realizar esse processo.

  1. Limão

    Dois limões, sendo que um está cortado ao meio

    Fonte Imagem: Pixabay

Isto é devido à sua abundância de ácido cítrico e enzimas que podem efetivamente eliminar as toxinas do corpo. De fato, as toxinas são convertidas em compostos que são posteriormente eliminados na forma de resíduos.

Não só purificam seu sistema digestivo e fígado, mas também aumentam a função do seu metabolismo.

Tudo o que você precisa fazer adicionar limões em saladas ou refeições.

  1. Chá Verde

Xícara branca com chá verde dentro

Fonte Imagem: Flickr

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde possui propriedades termogênicas e tem a capacidade de promover a oxidação da gordura.

Outro estudo mostrou que é um ótimo agente de perda e manutenção de peso devido conter antioxidantes e polifenóis que ajudam a acelerar o metabolismo.

O ideal é tomar pela manhã, para iniciar o processo de queima de gordura no começo do dia.

  1. Pimenta

pimentas vermelhas

Fonte Imagem: Pixabay

Conforme estudo publicado pelo Journal of Biological Chemistry, um composto encontrado na pimenta (chamado de capsaicina), tem a capacidade de aumentar o metabolismo e a temperatura corporal.

É muito eficaz para aumentar a atividade proteica dentro das células de gordura, derrubando assim a gordura.

Vale ressaltar que os molhos de pimenta não são recomendáveis para este caso, pois tem muitas calorias. Nesse caso, uma colher de sopa de pimenta picada uma vez por dia, nas refeições, é uma boa sugestão.

  1. Frutas Cítricas

Frutas cítricas: laranjas, romã, toranja

Fonte Imagem: Pixabay

As frutas cítricas são ricas em vitamina C do qual possui ação antioxidante e fortalecem ao sistema imune. Dessa forma, ajuda ao metabolismo e a queima de gorduras.

A toranja, por exemplo, contém naringenina, um flavonóide que possui potentes propriedades antioxidantes e tem a capacidade de baixar os níveis de insulina em seu sangue, levando a níveis de açúcar no sangue melhorados e um metabolismo mais rápido.

Mas atenção à essa fruta pois ela gera reação com alguns medicamentos e por isso, converse com o seu médico antes de iniciar o consumo.

Outras frutas podem ser o mamão, melão, pera, kiwi, etc.

Para saber mais sobre as frutas cítricas e sua importância na alimentação, você pode ler este artigo sobre os benefícios das frutas para a saúde.

  1. Maçã

8 maças inteiras

Fonte Imagem: Pixabay

Dentre os vários benefícios do consumo dessa fruta para a saúde, o aumento do metabolismo é um deles.

Elas são baixas em calorias e ricas em fibras (facilitam que as células absorvam mais gordura e estimula a absorção de água), por isso são ótimas opções para aqueles que querem perder peso.

  1. Gengibre

Raiz de Gengibre

Fonte Imagem: Pixabay

O gengibre também é conhecido por suas potentes propriedades, uma vez que pode aumentar a temperatura corporal e a taxa metabólica.

Além disso, tem a capacidade de aumentar a sensação de saciedade, do qual fará você, consequentemente, consumir menos calorias.

O gengibre ainda é considerado um anti-inflamatório e pode ser consumido de várias formas: em chás, sucos ou na água, ou até mesmo cru.

  1. Café

Xícara preta com café

Fonte Imagem: Pixabay

Devido ao seu elevado teor de cafeína, o café preto pode estimular o sistema nervoso central psicoativo que, por sua vez, melhora a taxa metabólica.

É extremamente eficaz para aumentar a liberação de dopamina e norepinefrina que ajudam seu corpo a liberar gorduras. Além disso, dificulta a adenosina, que é conhecida como neurotransmissor inibitório.

De acordo com um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, se tomado após uma refeição, o café tem um efeito imediato sobre a sua oxidação de gordura e seu metabolismo.

Outro estudo mostrou que o café aumenta a oxidação da sua gordura, aumentando assim a termogênese. No entanto, você deve consumi-lo com moderação porque pode ser contraproducente. Recomenda-se beber 2-3 xícaras por dia.

  1. Canela

Canela em pó e em pau

Fonte Imagem: Pixabay

Sendo baixo em calorias, rico em fitoquímicos e antioxidantes, a canela é excelente para perder peso.

É um estabilizador natural de glicose no sangue, e pode aumentar a sensibilidade do corpo à insulina, que por sua vez leva reduz as gorduras do corpo.

Um estudo de 2008 mostrou que a canela é extremamente benéfica para reduzir o colesterol e melhorar o açúcar no sangue.

Além disso, tem a capacidade de baixar os níveis de triglicerídeos e é recomendado para diabéticos.

De acordo com outro estudo, a canela pode fornecer efeitos positivos no tratamento de problemas relacionados à síndrome metabólica. Para melhorar o seu metabolismo, você deve tomar metade ou uma colher de chá de canela por 20 dias.

  1. Amêndoas

Muitas Amêndoas

Fonte Imagem: Pixabay

Embora as amêndoas tenham um alto teor de calorias, elas são embaladas com ácidos graxos ômega-3 que podem aumentar significativamente seu metabolismo.

Eles podem reduzir a produção do hormônio leptina, um produto químico natural que tem a capacidade de diminuir sua taxa metabólica.

Além disso, as amêndoas têm um impacto positivo no seu gasto energético e têm um alto teor de fibra e não causam ganho de peso.

Além de reduzir o colesterol, eles podem reduzir o glicêmico dos carboidratos que você come, apenas se eles são comidos ao mesmo tempo que as amêndoas.

Além disso, eles ajudam na queima de calorias. Um punhado de amêndoas por dia é suficiente para obter seus benefícios!

  1. Brócolis

Brócolis

Fonte Imagem: Pixabay

Os brócolis é uma excelente fonte de várias vitaminas e minerais, especialmente vitamina C e cálcio, dois componentes essenciais para melhorar a função do seu metabolismo.

Além disso, é embalado com fotoquímica que pode quebrar gorduras. A melhor parte é que este vegetal é baixo em calorias, então você não precisa se preocupar em contar as calorias.

  1. Água

Água potável caindo num copo de vidro

Fonte Imagem: Pixabay

Com o organismo desidratado, mesmo levemente, o metabolismo diminui as reações para manter-se em equilíbrio, fazendo a taxa metabólica cair.

Logo, beber água regula o metabolismo além de outros benefícios para a saúde geral.

  1. Peixes

Salmão servido no prato branco cortado em três pedaços e com ervas verdes em cima

Fonte Imagem: Pixabay

Salmão, atum e outros peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 equilibram o açúcar no sangue e reduzem a inflamação, ajudando a regular o metabolismo.

Eles também podem reduzir a resistência ao hormônio leptina, que os pesquisadores têm ligado a quão rápido a gordura é queimada.

  1. Ovos

10 ovos cozidos sem cascas em um pote

Fonte Imagem: Flickr

Os ovos são ricos em proteínas (cerca de 6 gramas), do qual, tem um alto efeito térmico, o que significa que seu corpo queima mais calorias para poder realizar a digestão, assim não acumulando em gordura.

Além disso, os ovos cozidos ainda podem ser parte de um plano de refeição saudável e equilibrado, projetado para regular e elevar sua taxa metabólica, o que pode ser benéfico quando se tenta perder peso

  1. Carne Magra

Peito de Frango assado servido num prato

Fonte Imagem: Flickr

Carnes magras como frango e peru ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar mais gordura simplesmente porque exigem muita energia para digestão completa.

Estudos têm demonstrado que as pessoas que seguem uma dieta rica em proteínas queimam duas vezes mais calorias depois de uma refeição que as pessoas que seguem uma dieta rica em carboidratos.

Além disso, comer proteína ajuda a preservar a massa muscular durante a perda de peso, mantendo o metabolismo funcionando a toda velocidade.  

Por fim,

Combinado com essa alimentação, para reduzir a gordura corporal é importante realizar atividades físicas e ter uma boa qualidade de sono como explicamos nestes artigos. Além disso, com esses cuidados você ajuda o seu organismo a manter-se regulado e equilibrado.

E você já sabe como é o seu metabolismo? Utilize a área de comentários para compartilhar sua experiência.

Não esqueça de recomendar este artigo para alguém que você pode ajudar a entender melhor como funciona o nosso corpo.

Referências:

http://www.healthandhealthyliving.com/eat-10-foods-speed-metabolism-lose-weight-quickly/

http://www.health.com/health/gallery/0,,20306911,00.html#get-your-omega-3-s

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